Saiba como cuidar melhor do seu "jeans de cada dia"

Friday, August 31, 2012

 

Tradicional nas calças e bermudas, ousado nas saias e vestidos e sofisticado nos casacos, o jeans agrada a todas as gerações e incorpora os mais diferentes estilos há décadas. Mas será que conhecemos bem essa peça, que é indispensável em nosso guardarroupa?

A consultora de estilo Donatta Coradi, da Capricórnio Têxtil, dá algumas dicas de como cuidar melhor do "jeans de cada dia".

Para começar, uma curiosidade é que nem todos os modelos produzidos em jeans podem ser passados a ferro. Alguns possuem acabamentos que são feitos em lavanderias, como aplicações de cristais e estampas e, por isso, não podem ser passados. Para não errar, o correto é ficar atento às etiquetas de orientação, que ficam dentro das peças.

O algodão é sempre a principal fibra na composição do tecido e por ser natural ele pode lacear ao longo do tempo. Já o encolhimento não é comum neste artigo, pois todas as peças passam por diversas lavagens industriais antes de serem vendidas e já encolheram durante o processo.

Para quem gosta de personalizar suas roupas, uma boa opção é desfiar o jeans, mas neste caso, é preciso um cuidado especial para não desfiar além da conta e estragar o modelo. Por exemplo, se quiser desfiar alguma calças, saia ou bermuda em jeans, opte pelas peças em tecidos 100% algodão, que são mais resistentes. Já as aplicações de cristais caem bem em tecidos de todas as composições.

Para conservar o jeans, o indicado é lavar a peça com água em temperatura ambiente, não usar secadora e secar à sombra. Por ser uma fibra natural, o algodão reage de diferentes maneiras às altas temperaturas.

Com o passar do tempo, uso frequente e lavagem contínua em máquina de lavar, alguns tecidos podem ficar mais "moles" e chegam até a rasgar por causa do desgaste natural que a peça sofre.